Cuidados Para Cada Tipo de Pele

quinta-feira, maio 11, 2017





Oiii, valorosas!!! Longe de ser somente um envoltório protetor do corpo, a pele é o seu maior órgão e deve ser cuidada! Para isso, é necessário saber qual é o seu tipo de pele, pois cada um deles demanda cuidado específicos e produtos apropriados para esbanjar saúde e vitalidade. Todas as tonalidades de pele, das mais claras às mais escuras, podem ser do tipo oleosa, normal, mista, seca ou sensível. Confira neste post os tipos de pele existentes e os cuidados para cada um deles.


Quais são os tipos de pele que existem?

1. Pele oleosa

Principais características

A pele oleosa – também conhecida como pele lipídica –, como o nome já sugere, é a que produz oleosidade em excesso. Geralmente esse tipo de pele apresenta poros dilatados e com grande frequência cravos e espinhas, provocados pela hiperatividade das glândulas sebáceas. Além disso, a pele oleosa tem aspecto gorduroso, úmido e brilhante, e, embora seja mais comum na adolescência, não é exclusividade dessa fase da vida.

Cuidados básicos

Para esse tipo de pele é importante utilizar produtos que não tenham óleos em sua composição. É importante também não lavar o rosto com muita frequência, pois isso estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade – lavar pela manhã e à noite é o ideal. Ainda assim, o uso de hidratantes e filtros solares – no mínimo de fator de proteção 30 – é importante. Procure utilizar produtos à base de adstringentes e livres de óleo. Antes de dormir, lave o rosto, passe um tônico adstringente e um hidratante, seguindo as recomendações de um dermatologista. Máscaras e esfoliantes que ajudam no controle da oleosidade podem ser utilizados até duas vezes na semana.

Evite!

Alimentos gordurosos, sol em excesso e o estresse são agravantes na produção excessiva de óleo pelas glândulas da pele. O uso de maquiagem com alto teor de óleos em sua composição tampouco é recomendado. Nesse caso, prefira os produtos que ofereçam efeito matificante. Sempre que possível utilize água fria na higienização do rosto.


2. Pele normal

Principais características

Ao contrário do caso anterior, a pele normal não apresenta poros tão abertos devido ao equilíbrio da produção de água e lipídios. É um tipo de pele bem flexível e de textura mais fina, que é também menos suscetível à presença de espinhas e manchas. Porém, é mais passível de apresentar rugas na região dos olhos.

Cuidados básicos

Para esse tipo de pele o ideal é utilizar sabonetes neutros e hidratantes sem óleo. O uso de filtro solar é indispensável. A água termal é uma grande aliada na manutenção do equilíbrio da oleosidade da pele.

Evite!

Embora seja uma pele mais fácil de manter equilibrada, aqui valem as mesmas dicas das peles oleosas. Não abuse dos hidratantes em forma de creme, e nem de produtos adstringentes.

3. Pele mista

Principais características

Este tipo de pele possui uma distribuição diferenciada de oleosidade. Enquanto na chamada “zona T” (que inclui as áreas da testa, do nariz e do queixo) a pele apresenta uma produção mais intensa de gordura, o restante do rosto pode apresentar pele normal ou seca.

Cuidados básicos

Nesse caso, produtos em gel, espuma ou mousse são os mais indicados, pois hidratam as partes mais secas do rosto e controlam o brilho nas partes mais oleosas. Tenha o cuidado de utilizar tônicos e adstringentes somente na zona T.

Evite!

Evite o uso de cremes muito pesados na área oleosa do rosto e sabonetes muito adstringentes na parte em que a pele apresenta uma constituição mais seca ou normal.


4. Pele seca

Principais características

A pele seca é, dos tipos de pele, o mais áspero e frágil, facilmente irritável e com maior tendência ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Esse tipo de pele também descama e produz rachaduras facilmente. É mais comum em pessoas idosas, embora essa característica também não seja exclusividade delas.

Cuidados básicos

Tal qual o excesso de oleosidade na pele, a falta dela também requer cuidados especiais. Ao contrário das pessoas que têm outros tipos de pele, as que têm pele seca pode abusar dos hidratantes em creme, óleos vegetais e pomadas. O uso de algodões umedecidos sobre o rosto e a alimentação rica em frutas e vegetais podem ajudar a deixar a pele mais viçosa.

Evite!

Evite tudo o que desidrata o corpo: sol em excesso, banhos com água muito quente – que remove a hidratação natural da pele –, consumo de álcool e cafeína, além de longos períodos em ambientes climatizados com aquecedor ou ar-condicionado, que ressecam o ar e, consequentemente, a pele. Evite também o uso de produtos com álcool e ácido salicílico em sua composição.


5. Pele sensível

Principais características

A pele sensível é muito irritável, e mais suscetível aos efeitos do sol do que todos os outros tipos de pele, do ar e da poluição, o que causa enorme desconforto.

Cuidados básicos

Para esse tipo de pele a água termal também é uma poderosa aliada, ajudando no alívio do desconforto. Dê preferências aos hidratantes com menos química, mas nunca deixe de hidratar a pele. Observe se seus produtos de maquiagem são hipoalergênicos.

Evite!

Utilizar produtos à base de álcool, ácidos muito concentrados e lavar o rosto com água quente são atitudes que podem desencadear processos de irritação e alergias. Evite também os produtos com muitos corantes e conservantes, que podem contribuir para irritar a pele. Independentemente do seu tipo de pele, uma boa alimentação é fundamental para mantê-la saudável. A rotina de cuidados deve incluir sempre a higienização pela manhã e pela noite, sendo importante limpar, tonificar e hidratar o rosto. Fique atento aos vilões e aos aliados na hora de ter esses cuidados, e não se esqueça de usar o filtro solar!
Lembre-se de que os dermatologistas e os profissionais da área da estética são as pessoas mais indicadas para identificar os tipos de pele. É importante saber também que a sua pode apresentar mudanças com o passar do tempo ‒ você pode ter nascido com a pele normal, ter tido a pele oleosa na adolescência e, talvez, quando você estiver mais velho, ela se torne ressecada ou sensível.


Fonte: http://www.depylaction.com.br/blog/2017/01/conheca-os-cuidados-necessarios-para-os-tipos-de-pele-2/ 


E aí, gostaram das dicas?? Como você costuma cuidar da sua pele? Beijos!!

  • Share:

Você pode gostar também

0 comentários